Cuidados com a Leptospirose no período das chuvas

Cuidados com a Leptospirose devem ser redobrados no período das chuvas.

No verão, com as chuvas frequentes e por muitas vezes enchentes, a população deve redobrar os cuidados e ficar mais atenta a algumas patologias como, por exemplo, a leptospirose que é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina dos ratos. Com as chuvas as urinas dos roedores misturaram-se à água presente em esgotos e bueiros, e qualquer pessoa que estiver com algum ferimento ou arranhão e tiver contato com a água contaminada pode se infectar.

Os principais sintomas são mal-estar, febre, dor de cabeça, dores musculares, principalmente nas panturrilhas, de cabeça e no tórax, olhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.

Diagnóstico

A leptospirose é uma doença curável e o diagnóstico laboratorial é feito SPX através da coleta de amostra sanguínea para o exame Lepstopirose IgG/IgM para detecçãode anticorpos IgG/IgM contra a bactéria Leptospira em amostras de soro, plasma e sangue total venoso e capilar.

Vacina e Tratamento

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves demandam internamento.

10 Dicas de Prevenção da Leptospirose

1. Evitar o contato direto com a água ou lama durante e após a chuva.
  2. Usar botas e luvas de borracha para evitar contato com a água contaminada.
  3. Não acumular lixo nem casa.
  4. Tirar as sobras de ração dos animais domésticos.
  5. Evitar entulhos e objetos sem uso no quintal.
  6. Não jogar lixo nas ruas, rios, córregos, praias e bueiros.
  7. Lave bem os alimentos, especialmente frutas e verduras que serão consumidas cruas.
  8. Mantenha a caixa d’água fechada sempre com a tampa adequada.
  9. Não deixe a água da chuva acumulada na laje.
  10. Embale o lixo corretamente.

Gostaram de nossas dicas? Não se esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais e se mantenha sempre informado com dicas de saúde e bem estar.