Pra que servem TGO e TGP?

TGO (transaminase glutâmico-oxalacética) e TGP (transaminase glutâmico-pirúvica) servem principalmente para verificar danos no fígado. A TGO e TGP são enzimas que ficam dentro do fígado e são dosadas para avaliar a saúde do órgão.
As alterações desta substância podem causar doenças como hepatites, por infecções e ingestão de medicamentos ou álcool.

A enzima TGO é encontrada em diversas células do corpo, as maiores concentrações estão no coração e rins, mas a enzima também é produzida no fígado e músculos.

Em indivíduos saudáveis, os níveis de TGO no sangue são baixos. Comumente, o exame é solicitado em conjunto com o exame de transaminase glutâmico pirúvica (TGP).

Isso porque as duas enzimas são encontradas no fígado e ficam elevadas quando as células do órgão estão danificadas.

A comparação das quantidades de TGO e TGP é útil para encontrar a causa de dano hepático ou entender que os altos níveis de TGO se dão por outro problema, como dano cardíaco ou muscular.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES DOS EXAMES TGO E TGP

• Diagnóstico de doenças associadas ao fígado;
  • Pacientes que já foram diagnosticados com danos hepáticos. Neste caso, a finalidade é verificar se houve a cura da doença;
  • Pessoas que realizam tratamentos com medicamentos que possam causar danos ao fígado. (Em situações assim, os exames entram como medida de controle, para evitar o comprometimento do órgão.)

Altos níveis de TGO e TGP podem indicar:

• Cirrose
  • Hepatites
  • Infarto
  • Insuficiência cardíaca
  • Hemocromatose
  • Deficiência no fluxo de sangue para o fígado (isquemia)
  • Câncer no fígado
  • Uso de medicamentos tóxicos para o fígado
  • Mononucleose
  • Trauma ou dano muscular
  • Pancreatite
  • Altos níveis de Vitamina A no organismo

Se precisar, agende uma consulta, ligue para (11) 2095-8000

Um cubo Rubiks faz um presente perfeito para qualquer ocasião. Saiba mais sobre este enigma incrível no este link.