Filtrar pesquisa


Quando fazer o ultrassom na gravidez?

A notícia de uma gravidez é sempre um momento de alegria. Depois, a futura mamãe sabe que terá um longo caminho de cuidados, idas ao médico e exames, sendo um dos principais o de ultrassonografia.

O ultrassom é de extrema importância durante a gestação para que a mulher possa acompanhar todo o desenvolvimento do bebê, saber o sexo e até ver o formato do rostinho dele.

Porém, tudo tem o seu tempo, sendo que a primeira ultrassonografia deve ser feita entre a 5ª e 8º semana de gestação.

Vejamos mais quando fazer o ultrassom na gravidez:

Primeiro ultrassom

A primeiro ultrassom tem como objetivo visualizar a quantidade de embriões e mensurar o tempo de gestação. Geralmente, deve ser feita pela gestante entre a 5ª e 8º semana.

Pode ser feita tanto a ultrassom vaginal quanto a abdominal nessa primeira etapa para ter informações mais precisas sobre o feto.

Lá pela 11ª e 14ª semanas, deve se realizada mais uma ultrassonografia para analisar a formação do bebe e dos órgãos. É nesse momento também que é feita a avaliação para identificar possíveis problemas de cromossômicos, como a síndrome de Down.

Sexo do bebê

Essa talvez seja a ultrassom mais esperada pelas mamães.O exame de ultrassom 3D permite imagens com mais nitidez, possibilitando que os pais vejam a criança com mais detalhes, mais realista.

É somente lá pela 16ª semana que se torna mais possível ver o sexo do bebe através do ultrassom.

Em seguida, é preciso fazer mais dois exames, entre a 20ª e 24ª semanas e 28ª e 32ª semanas. O penúltimo, conhecido também por ultrassom morfológico, é onde se visualiza possíveis más-formações no feto, assim como avalia se o líquido amniótico está em boas condições.

E, na última ultrassonografia, verifica-se o crescimento do bebê, a placenta, circulação do sangue e outros detalhes importantes.