Tipos de Anemia e seus sintomas

O que é a Anemia?

A Anemia é uma condição em que o sangue não tem quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis.

A quantidade de glóbulos é medida através da dosagem de uma proteína chamada hemoglobina. Estas células são responsáveis pelo transporte do oxigênio para os tecidos, sua redução leva a uma menor liberação de oxigênio para os órgãos.

Tipos de Anemia

Anemia Aguda

É frequentemente causada por hemorragias, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer em decorrência de acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais. Casos assim, chamamos de anemia adquirida.

Anemia Crônica

As anemias que se instalam de forma lenta e gradativa, quando há baixa produção de hemoglobina ao longo de semanas ou meses, costumam ser assintomáticas até as fases bem avançadas.

A anemia crônica, portanto, pode ser considerada um tipo de anemia hereditária, pois ocorre também por insuficiência nutricional, geralmente, deficiência de ferro.

• Fadiga generalizada
  • Anorexia (falta de apetite)
  • Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
  • Menor disposição para o trabalho
  • Dificuldade de aprendizagem nas crianças
  • Falta de ar
  • Tonturas
  • Dor no peito
  • Mãos e pés frios
  • Dor de cabeça
  • Apatia (crianças muito "paradas").
  • Sono​

Como diagnosticar

Avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue são fundamentais para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Na maioria das vezes, quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL, é um indicativo de que a pessoa está com anemia. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado, pois como vimos, existem vários tipos de anemias.

Não deixe de cuidar da sua saúde, agenda um exame conosco.